S3: dias 18 a 22 de outubro
Os encontros são abertos ao público, gratuitos e realizadas de forma remota, pelos canais do YouTube da CCult/UFSCar, Centro Cultural/USP e TUSP de São Carlos.
No entanto, algumas atividades vivenciais têm vagas limitadas e serão realizadas apenas pelo Google Meet, cujos links serão enviados para as pessoas inscritas.
Somos cultura!
A expressão das pluralidades e dos horizontes para esperançar
_inclusão e permanência
_culturas à margem
_formação de público na cultura
_público infantil
_público idoso
Segunda-feira
18/10/2021
às 17h
Experiência em diálogos: teorias e práticas
professora do Departamento de Letras da UFSCar e do Programa de Pós-Graduação Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da USP. Mãe, feminista, defensora dos direitos humanos.
jornalista, documentarista e poeta. Atua como repórter desde 2009, cobrindo políticas públicas e direitos humanos. Em 2015, estreou como codiretor e coprodutor do documentário USP 7%, sobre o racismo estrutural e a luta por cotas na Universidade de São Paulo. O filme recebeu o prêmio de aquisição do Canal Brasil no Cine Ceará. Em 2019, lançou o livro Gargalhando Vitória - poemas da Cracolândia pela Editora Elefante.
Discente no bacharelado em Ciências Sociais, sendo representante da categoria nós conselhos superiores CoACE, ConsUni; no GT de monitoramento da Assistência estudantil na Pandemia e membro do Comitê do CRIE/FAI UFSCar.
Estudante do curso de Gestão E Análise Ambiental - pela UFSCar, representante discente voluntária da ProACE, e representante discente no CoG. Acredito e defendo a Permanência Estudantil como Um Direito, e no avanço e melhorias das políticas públicas.
Terça-feira
19/10/2021
às 09h00 e às 14h00
Experienciando em casa
Atividade infantil (realizado por videoconferência)
Bacharel em Química pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Química e Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ-UFSCar). Professora voluntária no Departamento de Química e orientadora no PPGQ-UFSCar desde 2013. Presidente e co-fundadora do Instituto Ciência em Cena que divulga a ciência por meio das artes cênicas.
Estudante de terapia ocupacional equipe CCult Ufscar.
Pedagoga e atua desde 2001 como professora de educação infantil na creche USP São Carlos. É cantora e cooperadora junto ao Centro Cultural da USP São Carlos.
Terça-feira
19/10/2021
às 16h30
Experiência em diálogos: teorias e práticas
Graduando em Ciências Sociais pela UFSCar e membro do NaMargem - Núcleo de Pesquisas Urbanas. Integra a equipe do "Às Margens da Cidade", programa de rádio veiculado pela Rádio UFSCar.
Mestranda em Sociologia no PPGS/UFSCar. Integrante do NaMargem – Núcleo de Pesquisas Urbanas e do programa “Às Margens da Cidade” na rádio UFSCar.
Etnógrafo urbano. Professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisador do Núcleo de Etnografias Urbanas do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP).
Graduanda em Ciências Sociais pela UFSCar. Integrante do NaMargem – Núcleo de Pesquisas Urbanas e da equipe do programa de rádio “Às Margens da Cidade”, veiculado na Rádio UFSCar.
Diretor artístico da Rádio UFSCar. roteirista, diretor, produtor audiovisual com graduação em Imagem e Som na UFSCar.
Quarta-feira
20/10/2021
às 17h00
Experiência em diálogos: teorias e práticas
Mãe do Isaac de 7 anos, produtora cultural e ativista pela infância. Pesquisa e produz teatro para bebês desde 2012. Em 2014 criou o projeto “Quando nasce um bebê, nasce uma mãe”. Em 2018, participou da programação “Um Novo Olhar: Festival de Artes para a Primeira Infância” realizado pelo Sesc Jundiaí.
Graduada em Educação Fisica pela UFSCar, Mestre em Educação pelo PPGE/UFSCar, Doutora em Educação Fisica pela Unicamp. Pós-graduada em Lazer pela UFMG e em Gerenciamento de Projetos pela FGV/SP. Gerente Adjunta no Sesc São Carlos.
Coordena o programa de ações culturais do TUSP no campus São Carlos, na função de orientadora de arte dramática. Atriz, professora de teatro, pesquisadora em Pedagogia do Espectador. Graduada em Artes Cênicas pela ECA-USP. Mestre em Artes e Doutoranda em Pedagogia do Teatro, pela mesma instituição. Integrante do Coletivo de Areia. É Coringa pelo Centro de Teatro do Oprimido.
graduanda em Licenciatura em Música na Universidade Federal de São Carlos, atualmente voluntária do Somos Cultura junto à Coordenadoria de Cultura UFSCar.
Quinta-feira
21/10/2021
às 08h30
Experiência em diálogos: teorias e práticas
Aula aberta para DANÇA TUSP 60+ (realizado por videoconferência)
Arquiteta e urbanista pelo IAU-USP, bailarina formada em dança contemporânea pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Atualmente participa junto a coletivos artísticos no interior do estado, produzindo trabalhos com artistas locais. No TUSP, Fabiana atua como assistente de produção em dança, sendo diretamente responsável por essa linguagem dentro do programa de ações contínuas, em São Carlos.
Graduanda de Terapia Ocupacional na Universidade Federal de São Carlos, atualmente estagiária do AHTO junto à Coordenadoria de Cultura da UFSCar
Sexta-feira
22/10/2021
às 16h30
Vereadora e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Paulo. Negra e transvestigênere, foi a mulher mais bem votada em 2020 em todo o país. É ativista de Direitos Humanos.
Coordenadora da Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e docente do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar.